conteúdo do menu

Prefeitura Municipal de Pium

conteúdo principal
conteúdo principal

Notícia

CULTURA

 

Celebração Junina em Pium renova a tradição e resgata o folclore popular em festejos de época

03/07/2017 02h13

TCNII
Centro de Convivência dos Idosos foi a primeira quadrilha a se apresentar
Centro de Convivência dos Idosos foi a primeira quadrilha a se apresentar


Trajano Coelho Netto II – Ecos do Tocantins

Em espaço especialmente construído e destinado a festividades populares, o governo de Pium promoveu na noite do dia 30 de junho último, a apresentação de quadrilhas com a presença marcante da população e visitantes da capital e municípios vizinhos.

Não faltaram atrações como barraquinhas que comercializavam canjica, paçoca, arroz doce e outras guloseimas. Uma grande fogueira e o tradicionalíssimo “pau de sebo”, completaram o panorama do espaço apropriadamente decorado por uma equipe da Prefeitura Municipal.

A apresentação dos grupos folclóricos, contou com a brilhante participação de idosos do Centro de Convivência (Secretaria de Assistência Social), infantes da Escola Municipal Lindaura e do consagrado grupo palmense “ Cafundó do Brejo “ , que em várias oportunidades representou o Estado em certames nacionais.

Os Idosos arrancaram dos presentes aplausos pelos trajes originais, pela graça dos descompassados movimentos e pela disposição demonstrada em cada evolução, deixando claro que a idade não constitui impedimento para uma vida feliz e saudável.

A equipe de adolescentes da Escola Municipal Lindaura, muito bem representou os alunos secundaristas de Pium, deixando à mostra a disciplina e o interesse dos colegiais em preservar a tradição dos festejos juninos. Sensibilizado pela atuação, o público manifestou seu reconhecimento através de calorosos aplausos.

Em tudo ousou a consagrada “ Cafundó do Brejo “ . Ao invés de roupas toscas comumente usadas pelos caipiras, as vestimentas dos casais, foram caracterizadas com o luxo de uma apresentação de gala, mostrando modernidade em meio à tradição. Dançarinos estilizados, rainhas e noivos exuberantes, compasso e gestual perfeitos, e temas musicais diferenciados, honraram o povo de Pium que retribuiu com manifestações de alegria e reconhecimento.

O prefeito Valdemir Oliveira Barros a primeira dama Neila Barros, juntaram-se à platéia de centenas de populares, onde receberam o carinho e a gratidão da população. 
 

 

TCNII
Cafundó do Brejo encantou os piumenses
Cafundó do Brejo encantou os piumenses

GALERIA DE FOTOS


O site da Prefeitura não utiliza cookies e tecnologias semelhantes.

Ver Termo