conteúdo do menu

Prefeitura Municipal de Pium

conteúdo principal
conteúdo principal

Notícia

Governo Itinerante levou à localidade rural (PA) Pericatú, serviços e benefícios de todas as áreas da administração municipal

31/08/2017 01h10

Lucas Souza (ASCOM Pium)
Registros fotográficos do evento
Registros fotográficos do evento
 
Trajano Coelho Netto II - Ecos do Tocantins


Por determinação oficial do prefeito Valdemir Barros, todas as secretarias de seu governo e seu próprio gabinete, instalaram-se na Comunidade Rural Pericatú, entre os dias 24 e 26 de agosto, onde realizaram centenas de atendimentos à população, composta por cerca de 96 famílias.

Obras e Infra Estrutura
Em trabalho iniciado na véspera do evento, o Secretário de Obras Nivaldo Braga e equipe, procederam a terraplenagem e encascalhamento dos chamados eixões Pericatú e Grota Funda, alcançando ramais de acesso à propriedades da região. Bueiro foi construído na estrada que demanda ao município de Chapada de Areia, onde o trabalho de patrolamento e colocação de cascalho atingiu a Fazenda conhecida por “ Pedro Vaqueiro “.

Na sede do assentamento, foi revisada a Iluminação Pública e manutenção, com troca de elementos e substituição de lâmpadas. O presidente da Associação de Moradores, afirmando falar por todos, não quis que as máquinas fossem usadas para a melhoria das condições das ruas do lugar, alegando que o serviço “ iria gerar muita poeira “ .


Saùde
A Secretaria Municipal de Saùde, teve atuação considerada fundamental. Sob o comando da secretária Neila Lopes Barros e do médico Dr. João Barcelos, com apoio de uma eficiente equipe de técnicos, foram feitos inúmeros atendimentos como consultas médicas, exames laboratoriais completos, eletrocardiograma, exames de colo de útero (PCCU), antropometría, bem como os chamados testes rápidos para detecção de HIV (AIDS), Sífilis, Hepatites B e C, TRM-TB (Tuberculose).
Triágem para Hanseniase, distribuição de remédios da Farmácia Básica (desde que receitados), serviços de Psicologia e Nutricionismo, Assistência Social e imunização contra Febre Amarela, Hepatite B, Antitetânica, Tríplice Viral, Penta, Rota Vírus, Vip Vop, Meningite, DTP, DTPA Acelular, foram também disponibilizados na ocasião.

Ações da Educação
Com a presença da Secretária de Educação de Pium, professora Vera Lúcia Pinto Alencar e equipe técnica, avaliou-se através de diagnósticos as turmas da Escola Municipal, levantando-se os pontos positivos e negativos, também apontados pelos professores da rede municipal de ensino.
Planejamento mensal e semanal, foram objetos de orientação, assim como o preenchimento de diários on-line.
Avaliação administrativa foi realizada como parte integrante da agenda da Educação. A unidade escolar de Pericatú tem como contingente escolar alunos do Pré ao 5º ano e do 6º ao 9º.

Agricultura
O titular da Secretaria Municipal de Agricultura, pecuarista “ Luiz do Pequeno “ , sempre acompanhado do vice prefeito Domingos Babilônia, profundos conhecedores das atividades produtivas de Pium, além de proporcionarem suporte às atividades do Governo Itinerante, receberam as demandas dos proprietários rurais da região, identificando problemas e buscando as resoluções junto ao governo municipal. Luiz do Pequeno avalia com o prefeito Valdemir Barros, um conjunto de ações, elaborando planejamento para proporcionar efetiva Assistência Técnica ao produtores, com o objetivo de fazer evoluir os índices do setor, componentes de importância máxima para a economia de Pium.

Esporte 
O secretario Maxwelton Carvalho da Luz promoveu um quadrangular de futebol com equipes da região, partidas disputadas em um campo recuperado pelas máquinas do município. Mulheres também disputaram a modalidade.

Juventude / Cultura
Em sala com computadores interligados à internet, onde além de jogos on-line, foi possível assistir a filmes educativos e de outros temas, sob a responsabilidade dos secretários Leonardo Tavares (juventude) e Salim Bucar( Cultura e Meio ambiente), que também ministraram palestra com tema de suas respectivas áreas. O espaço foi muito procurado por pessoas de todas as idades. Os dois membros do primeiro escalão do Governo de Pium, também atuaram na mobilização da comunidade.

Assistência Social
A pasta da secretária Miralva Faria de Matos, disponibilizou a inscrição no Cadastro único para benefícios em programas do Governo Federal, bem como proporcionou serviços completos de corte de cabelos para homens e mulheres.

Piumprev
O Instituto de Previdência de Pium, administrado pela executiva municipal Luiza Barros, assegura aos servidores : Aposentadoria por Invalidez permanente, Aposentadoria Voluntária por idade, tempo de contribuição, compulsória aos 70 anos, além de Salário Maternidade, Salário Família, Auxilio doença, Auxilio Reclusão e Pensão por morte.

Palavra do prefeito
O prefeito Valdemir Barros mostrou-se satisfeito com as ações empreendidas em Pericatú, elogiando o trabalho de todas as secretarias participantes e de seus componentes. Declarou ao final que o deslocamento da administração para locais distantes da sede do município, promove o acesso de todos os cidadãos aos serviços públicos, bem como a integração do governo e as comunidades. Declinou ainda o prefeito que serão contempladas com a transferência de Governo, outras agrovilas e assentamentos.

Ato final
Uma festa com a presença da população foi realizada na noite de sábado, dia último da programação em Pericatú. Moradores da região louvaram a determinação do prefeito Valdemir Barros, ao tempo em que agradeceram pela iniciativa, serviços e benefícios realizados.

 

GALERIA DE FOTOS


O site da Prefeitura não utiliza cookies e tecnologias semelhantes.

Ver Termo