conteúdo do menu

Prefeitura Municipal de Pium

conteúdo principal
conteúdo principal

Notícia

JOÃO TRINDADE

15/09/2017 09h19


JOÃO FERREIRA DA SILVA ( JOÃO TRINDADE )


O PREFEITO MUNICIPAL DE PIUM – TO, DR. VALDEMIR OLIVEIRA BARROS, CONSTERNADO COM O PASSAMENTO DO AGROPECUARISTA JOÃO TRINDADE, PERSONALIDADE QUE EM VIDA PARTICIPOU PIONEIRAMENTE DA IMPLANTAÇÃO DE NOVAS FORMAS DE PRODUÇÃO AGRÍCOLA NA REGIÃO, PROPORCIONANDO NÚMERO SIGNIFICATIVO DE OPORTUNIDADES DE TRABALHO, GERANDO DESENVOLVIMENTO E EVOLUÇÃO PARA O MEIO RURAL, POR ESTE FORMAL INSTRUMENTO, TRANSMITE AOS FAMILIARES E AMIGOS, SEU PROFUNDO PESAR, BEM COMO DE TODOS OS SEGMENTOS DA SOCIEDADE DE PIUM- TO.
 

 
QUE DEUS O ACOLHA ENTRE OS SEUS E OS JUSTOS !


VALDEMIR OLIVEIRA BARROS
Prefeito municipal de Pium - TO







HISTÓRICO



O agropecuarista João Ferreira da Silva, o João Trindade, era natural de Trindade – GO, 82 anos, pioneiro na introdução da Cultura da Seringa nas terras de Goiás, hoje Tocantins. No escritório de representação do Governo Ary Valadão, idealizou e trouxe o Programa da Borracha – PROBOR III e o implantou na Fazenda Canastra no município de Pium – TO em 1982. 

Inaugurou o primeiro projeto de piscicultura em tanque escavado do Tocantins, sob o apoio técnico do engenheiro Roberto Sayum e vislumbrava antes de sua morte a construção da Barragem P8 pelo BID (Prodoeste), com o objetivo de perenizar o rio Pium e outros da bacia hidrográfica do Javaés.

De sua propriedade, e retirada a água que abastece a cidade de Pium – TO, garantida pela preservação das matas nativas da Fazenda Canastra.

Chegou à região de Paraíso e Pium em 1965 num jipe com placa de trindade, razão do apelido que carregou por toda a vida.

João Trindade deixa a esposa Divina Alves Silva, os filhos Iara, Arai e Uariam, oito netos e duas bisnetas.


(Informe Familiar)

GALERIA DE FOTOS


O site da Prefeitura não utiliza cookies e tecnologias semelhantes.

Ver Termo