Prevenção do suicídio é o objetivo fundamental da Campanha Setembro Amarelo

18/09/2017

Prevenção do suicídio é o objetivo fundamental da Campanha Setembro Amarelo

18/09/2017 16h18

TCNII
Registros fotográficos do evento
                       Registros fotográficos dos palestrantes
 
 
Trajano Coelho Netto II – Ecos do Tocantins


O município de Pium – TO, em ação realizada pela Secretaria da Saúde, mobilizou a população para o tema da campanha, nacionalmente lançada pelo Governo Federal, denominada ¨ SETEMBRO AMARELO “ , onde a prevenção ao suicídio, ato extremo que atingiu níveis alarmantes no país, inclusive com fatos recentes no município, foi tema de palestras, ministradas por médicos, psicólogos e educadores, direcionadas para pais, estudantes jovens e adolescentes e e outros interessados.

O auditório da Escola Lindaura, recebeu no início da noite de 14 de setembro, número significativo de pessoas que atenderam ao convite formulado para ouvirem os especialistas da área médica e participar das discussões sobre o ato do suicídio, razões e implicâncias, bem como formas de prevenção.

Após a recepção e registro de presenças, o saxofonista Joaquim Adorno abriu o evento, executando consagradas melodias que agradaram em cheio o público presente.

Em ato seqüente, anunciada pela chefe de cerimônia, a Secretária Municipal de Saúde, Drª. Neila Lopes Barros, deu boas vindas aos presentes e falou da importância da prevenção do suicídio, evidenciando o crescente número de ocorrências principalmente entre adolescentes e jovens que acontecem no Brasil, cerca de 32 mortes por suicídio, em média.

Foram também preletores o médico João Barcelos, médica Carla Leal Reis e psicóloga Paula Aguiar . A coordenadora do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social), psicóloga Maria José Alves e o enfermeiro Cláudio Tietjen, prestigiaram o importante acontecimento.

Segundo os relatos feitos na ocasião, existe uma relação muito próxima entre transtornos psiquiátricos e suicídio. A maioria das pessoas que cometeram o ato, cerca de 95%, apresentavam uma condição que afeta a saúde mental (distúrbios de humor e esquizofrenia, por exemplo). O chamado fator 4D (depressão, desesperança, desamparo e desespero), pode ser considerado a “ fórmula do suicídio “ .

A prevenção de tal tragédia que evolui verticalmente na sociedade moderna, certamente tem o seu início com a desmistificação dos transtornos mentais e a abertura de discussões sobre o suicídio, disseminando informações que promovam o debate e renove as estratégias de conhecimento e abordagem dos grupos de risco.

O prefeito Dr. Valdemir Barros, também médico, falou ao final, da importância da Campanha “Setembro Amarelo” , lembrando que algumas famílias de Pium em passado recente, enfrentaram o trauma de perder um ente querido que tirou a própria vida. Agradeceu e parabenizou a todos os envolvidos na organização da campanha, encerrando sua fala afirmando que “ prevenir é o melhor caminho “ ...

Em Pium – TO, ficou determinado após a proveitosa reunião sobre o controverso tema, que serão promovidos encontros nas escolas, com pais , alunos e professores, visando abrir um leque de conhecimentos e atitudes à serem tomadas para evitar suicídios e suas dolorosas implicâncias.

Anexos:

Acesso

WebMail

Usuário:

Senha:

<