conteúdo do menu

Prefeitura Municipal de Pium

conteúdo principal
conteúdo principal

Notícia


 

SDEC /Trajano Coelho Netto

 

A Secretaria de Meio Ambiente de PIUM, liderada pelo ambientalista Ilton  Oliveira de Sá, através de iniciativa da Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil, com o suporte técnico de Bombeiros Militares de Paraíso do Tocantins, realizou no plenário da Câmara Municipal nos dias 6 e 7 do mês corrente,  Curso de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais, para brigadistas dos municípios de Pium, Cristalândia, Fátima e Pugmil.

Tendo por instrutores o Cabo PM Martins e o Sargento Genoval, a capacitação teve em seu módulo primeiro a formação de grupo de trabalho, evidenciando “situação problema, definição de CGIF e segurança no combate a incêndio florestal “.

Os módulos segundo e terceiro,  trataram de conceitos, definições e métodos de extinção  nos incêndios florestais, com os temas fogo, incêndio florestal, queima controlada, causas dos incêndios florestais, retirada do material, resfriamento, abafamento, fatores que influenciam o comportamento do fogo e estágios do incêndio, assim como técnicas de combate aos incêndios florestais, sequencialmente abordando equipamentos e EPIs e proteção individual.

Legislação aplicada foi relatada no sétimo módulo através da Constituição Federal de 1988 e Decreto Lei 2.848 / 1940.

 

O brigadista florestal e a realidade aplicada aos “primeiros socorros”,  de proteção individual, assim como a omissão de socorro no transcorrer da atividade.

O eventual paciente de uma situação caracterizada pelo fogo, sofre segundo os manuais técnicos, avaliação que envolve o aspecto geral do provável paciente, análise da cena do sinistro, constatação de avarias no colar cervical e demais sinais vitais, incluindo do paciente a responsividade, ou não, configurando uma análise secundária. Há que se ressaltar as chamadas emergências clínicas como infarto agudo do miocárdio, acidente vascular cerebral e convulsão, bem como outras situações emergenciais que constituem complemento à ação do socorrista.

 

O curso de caráter intermunicipal foi finalizado no inicio da tarde de 7 de julho com as palavras do secretário Ilton de Sá e do Sargento Genoval, sob a sombra de árvores da praça da Bíblia.

 

D. Neila Barros, secretária de saúde, representou o prefeito Dr. Valdemir Barros na abertura do evento, louvando a importância do trabalho dos brigadistas, também agradecendo a presença de todos que representaram seus municípios.

 

Com informações da Defesa Civil

Fotos : Roberson Thomás

GALERIA DE FOTOS


O site da Prefeitura não utiliza cookies e tecnologias semelhantes.

Ver Termo