conteúdo do menu

Prefeitura Municipal de Pium

conteúdo principal
conteúdo principal

Notícia


É uma atividade turística que busca “o equilíbrio entre o homem e a natureza”; isto é, nós usufruirmos do que o meio ambiente tem, sem prejudicá-lo.

O Turismo Ecológico, Ecoturismo ou simplesmente Turismo de Natureza, é um segmento de atividade turística que utiliza, de forma sustentável e racional, o patrimônio natural e cultural, incentivando sua conservação e buscando a formação de uma consciência ambientalista através da interpretação do ambiente, promovendo o bem-estar  e o respeito as populações envolvidas.


O Ecoturismo é um segmento turístico que mais cresce no mundo, enquanto o turismo convencional cresce 7,5% ao ano, o ecoturismo está crescendo entre 15 a 25% por ano. Segundo a Organização Mundial de Turismo – OMT, estima o faturamento anual do ecoturismo, a nível mundial, em US$ 260 bilhões, do qual o Brasil se apropriaria de cerca de US$ 70 milhões.


Uma atividade para ser considerada como de Ecoturismo, ela deve garantir no mínimo três requisitos: 

A Conservação dos recursos naturais e culturais; gerar benefícios para as comunidades receptoras; e garantir a Educação Ambiental.


São características do Turismo Ecológico:

  • A prática menos agressiva e espoliativa da cultura e meio-ambiente locais do que as formas de turismo tradicionais/convencionais;

  • Ser praticado por pessoas esclarecidas e bem-educadas, conscientes das questões relacionadas à ecologia e ao desenvolvimento sustentável, em busca do aprofundamento de conhecimentos e vivências sobre os temas de meio-ambiente;

  • Ser uma modalidade de turismo onde a oferta de uma infraestrutura de apoio sofisticada é um dado menos relevante.


Princípios do Turismo Ecológico:

Da natureza nada se tira a não ser fotos.

Nada se deixa a não ser pegadas.

Nada se leva a não ser recordações e saudades.



Prefeitura Municipal de Pium

Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Turismo

(Texto: Marcos Leão)


GALERIA DE FOTOS


O site da Prefeitura não utiliza cookies e tecnologias semelhantes.

Ver Termo