conteúdo do menu

Prefeitura Municipal de Pium

conteúdo principal
conteúdo principal

Notícia

Pium recebeu a visita do Diretor Presidente do Grupo Português Amar Terra Verde

Trajano Coelho Netto II

O Diretor Geral do Grupo Amar Terra Verde, o cidadão português Dr. João Luis Nogueira, a convite do prefeito de Prefeito Pium – Tocantins, Dr. Valdemir de Oliveira Barros,, visitou a cidade para conhecer as potencialidades e perspectivas de implantar um polo educacional com cursos superiores nas áreas de Enfermagem, Fisioterapia, Prótese Dentária e Gerontologia. Em educação de nível médio e profissionalizante, o grupo também é composto por Escolas de Climatização, Hotelaria, Climatização, Eletricidade e outros.

À suas próprias expensas o prefeito de Pium Dr. Valdemir de Oliveira Barros e a primeira dama Neila Lopes Barros, foram à Portugal para conhecer o Sistema Educacional daquele país, em especial o complexo Amar Terra Terra Verde, por sua excelência no ensino superior e profissionalizante e possibilidades de intercâmbio.

O casal brasileiro e ainda a governante de Brejinho de Nazaré, Miyuky Yashida, foram levados a conhecer todas as unidades educacionais do Grupo Amar Terra Verde, assim como foram discutidas as possibilidades de intercâmbio e Bolsas de estudo através de convênio entre as instituições.

Além do Empresário e Educador Dr. João Luis Nogueira, outras personalidades do Mundo educacional e empresarial de Portugal, foram convidados a visitar o Brasil em tempo oportuno, convite aceito de pronto.

O Dr. João Luis Nogueira, chegou a Pium no dia 26 de Maio último, onde foi calorosamente recepcionado, começando o seu dia de conhecimento e trabalho com uma solenidade de hasteamento das bandeiras do Brasil, Portugal e Pium, na área frontal da Prefeitura, onde no gabinete foi apresentado aos vereadores e secretários e participou com o governante, secretarias da Saúde Neila Lopes Barros e da Educação Vera Lúcia, de uma reunião de Trabalho.

Ainda na manhã do dia 26, foram visitados os edifícios onde funcionam a APAE, Escola Municipal Lindaura e Creche Lígia Braga. Após pausa para almoço na residência do prefeito, a estrutura de Saúde ora disponível (Hospital de Pequeno Porte de Pium – HPP, Postos de Saúde Alfredo e Mário Gomes e ainda o Hospital Santa Tereza ( particular ) em fase final de reforma.)

No dia 27 de maio, as atividades foram bem cedo iniciadas, quando uma expedição liderada pelo prefeito Dr. Valdemir Barros, composta pelo visitante Dr. João Luis Nogueira, executivos do gabinete, pessoal de apoio, bem como equipamentos terrestres e aquáticos do ICMbio, comandados pelo Gestor do Parque Nacional do Araguaia Biólogo Marcos Leão, dirigiram-se ao Centro de Pesquisas Canguçu, propriedade da ONG Ecológica e ora administrado pela Universidade Federal do Tocantins – UFT, distante cerca de 122 KM da sede do município, localizado às margens do Rio Javaé.

Após visitar o Centro de Pesquisa e suas instalações, recepcionados que foram pelo pesquisador Dr. Tasso, embarcaram e rio acima navegaram visitando praias e reentrâncias do Rio Javaé, conhecendo inclusive o futuro local oficial para temporadas de Praia em Pium.

Ao visitante foi oferecido como abertura do almoço, Caipirinha com aguardente vinda de alambique da região e tira gostos variados; Como prato principal a tradicionalíssima Feijoada e sobremesas variadas.

Após o lauto almoço, o prefeito Dr. Valdemir assinou proposta endereçada à Petrobrás Ambiental, com projeto elaborado pela ONG Ecológica, com o objetivo de desenvolver ações sócio ambientais na área urbana denominada “Chão de Estrelas “, e realizar a conclusão do chamado “ Parque das Nascentes. Assinaram como testemunhas do ato, prefeito Dr. Valdemir Barros, Divaldo Rezende (proprietário do Centro de Pesquisas Canguçu), Professor Tasso (Representante da UFT), Ribamar Alves (Secretário do Meio Ambiente de Pium), e Marcos Leão (Gestor do Parque Nacional do Araguaia).

Um jantar festivo com som ao vivo, foi oferecido ao ilustre visitante no Clube Cajuí. Ao pronunciar-se na ocasião o governante Dr. Valdemir Barros, agradeceu a presença do Dr. João Luis Nogueira em nome de todo o povo de Pium, “que guarda a esperança que o Grupo Amar Terra Verde participe do desenvolvimento de Pium, transformando a cidade em um polo educacional de excelência .

O homenageado ao tecer sua mensagem, afirmou sentir-se honrado e agradecido pela recepção e o carinho dos Piunenses. Deixou claro que cumpridas as determinações legais brasileiras e atendidas as normas e prerrogativas de seu grupo empresarial, em conjunto com autoridades representantes do município, envidará esforços para que o polo estudantil profissionalizante e de nível superior, seja em breve tempo uma realidade.

Governo de Pium
Ascom

GALERIA DE FOTOS


O site da Prefeitura não utiliza cookies e tecnologias semelhantes.

Ver Termo