conteúdo do menu

Prefeitura Municipal de Pium

conteúdo principal
conteúdo principal

Notícia

Pium – TO – 65 anos

Sexagésimo quinto aniversário de Pium foi marcado por atividades cívicas, culturais e esportivas

Trajano Coelho Netto II

O Governo de Pium tem como gestor o Dr. Valdemir Oliveira Barros, um emérito incentivador de atividades culturais, que integralmente apoia a realização de programas do gênero , realizou no 17 de junho na arena loca de eventos, espaço com capacidade para receber expressivo número de pessoas, apresentações com artistas locais, grupos de dança e inúmeras atividades lúdicas e esportivas destinadas à diferentes faixas etárias, marcando as comemorações do aniversário de Pium, edição 2018.

Desfile Cívico Estudantil

Embora a data oficial do aniversário seja 23 de junho, em razão de determinação da Justiça Eleitoral, as celebrações aconteceram em 22 de junho, com desfile cívico estudantil enfocando a história e as potencialidades de Pium.

Iniciado pelo toque marcial da fanfarra do município, o desfile teve em seu primeiro pavilhão uma faixa anunciando a temática “ As belezas e riquezas de Pium “ bem como a tradicional mensagem de “ Parabéns “ . Um carro alegórico com três crianças vestidas de branco, carregou um bolo ricamente ornamentado. Porta bandeiras em número de 27 figurantes, precedeu uma enorme faixa onde pode-se ler a inscrição endereçada aos visitantes : BEM VINDOS A PIUM, UMA DAS MAIS BELAS CIDADES DO VALE DO ARAGUAIA – TOCANTINS.

As principais características e atrações urbanas da cidade, foram citadas em placas nominando cada uma das edificações que transformaram esteticamente a sede do município, principalmente nas gestões do prefeito Dr. Valdemir de Oliveira Barros, com destaque especial para o Portal de Entrada, a Pirâmide, Espaço Cultural, Mercado Público e as principais avenidas como Avenidas Diórgenes de Brito, Tancredo Neves, Tocantins, e D. Ana Ferreira de Carvalho. A título de registro, ruas estão sendo restauradas e pavimentadas, calçadas foram feitas pelas mais representativas vias da cidade e obras de grande importância ambiental e cultural encontram-se em fase adiantada, como o Balneário Parque das Nascentes e outras.

O desfile também evidenciou através de estudantes portando letreiros, o calendário de eventos do município de Pium. As festas tradicionais são Carnaval, Dia Internacional da Mulher, Cavalgada, Exposição Agropecuária, Festas Juninas, Festejos de Nossa Senhora do Carmo, Nossa Senhora Aparecida, Aniversário da cidade, Celebrações do Divino Espírito Santo e Dia do Evangélico.

Meio Ambiente e Belezas Naturais

Um carro alegórico representou a riqueza hídrica de Pium, através dos rios Javaés, Rio Pium, Riozinho, Rio Coco, Rio Araguaia e outros. Através de faixas e placas, lembrou-se que o município abriga em seu território a maior Ilha Fluvial do Mundo, Ilha do Bananal, bem como exuberantes fauna e flora, lembrando-se da Onça Pintada, Boto, Uirapurú, Garça Azul e Tartaruga da Amazônia e inúmeros tipos de animais. Elementos da rica flora local como orquídeas, maçaranduba, piaçava e variadas espécies vegetais ganharam destaque especial.

Características Geográficas e Economia

Carros alegóricos e um contingente de alunos das escolas participantes, caracterizaram geograficamente o município, também explicitando a economia baseada no agronegócio e as perspectivas de futuro vindas do Programa Governamental PRODOESTE, que mais que duplicará a produção agrícola de Pium, abrindo também oportunidades para a piscicultura, turismo e outras atividades.

Pronunciamento e organização

Ao término do trajeto escolhido para o desfile, em tablado armado para as autoridades próximo ao centro de eventos, onde já estavam o prefeito Dr. Valdemir, primeira dama Neila Lopes Barros, vereadores Ademir Barros, Marcos Barros, Carló da Ambulância, Ilton da Casa do Vaqueiro, Edvan Gomes, Chico BBC, secretários municipais e outras lideranças, ao ensejo da ocasião, o prefeito transmitiu sua mensagem alusiva ao Aniversário de Pium, enaltecendo fatos históricos e declinando as realizações de seus mandatos eletivos. Agradeceu a todos que contribuíram para as celebrações de aniversário, em especial a Secretaria Municipal de Educação, afirmando que os piunenses foram honrados com mais um evento digno da comunidade.

Atividades Culturais

Organizada pela Secretaria Municipal de Educação, com o apoio de diversos organismos do governo municipal, o evento foi iniciado com apresentações de jovens da Igreja de Cristo. Jordana Marçal cantou um hino e um grupo de quatro Jovens executaram um número de dança. A aluna especial da APAE, Vanusa, pela delicadeza de seus gestos e expressões, foi demoradamente aplaudida. A infante Lorraine, recitou um poema de autoria do poeta, músico e compositor Emival Barros, que presente na ocasião, mostrou-se emocionado ao abraçar a pequena que tão bem interpretou a letra daquele que é considerado o Hino de Pium.

A Fanfarra de Pium, ainda em formação, sob o comando do instrutor João Maciel, demonstrou sua evolução. Após receber investimentos do governo municipal, que comprou novos instrumentos e uniformes, caminha para ser um orgulho da população da cidade. Executou diferentes formações, fazendo crer que em futuro próximo será uma das melhores do Vale do Araguaia e quem sabe, do Estado do Tocantins. Um concurso de Forró, bem ao gosto do público, chamou atenção pela destreza dos dançarinos, personificando uma rica tradição cultural.
A disputa de uma gincana por grupos de estudantes, deu movimento especial à programação com temas locais representativos, tendo ao final os vencedores agraciados com presentes e lembranças.

 

Escolas Participantes

Participaram da organização e elaboração do desfile o CMEI, Escola Municipal Lindaura Oliveira Moraes, Escola Especial Alegria de Viver – APAE, Escola Municipal João Teixeira Filho, Escola Municipal Sebastião Moura, Escola Municipal São João, Escola Municipal Vereador José Pinto, além da efetiva participação das Secretarias da Educação e Meio Ambiente.

MAIS FOTOS EM NOSSO FACEBOOK : https://www.facebook.com/prefeituradepium/posts/269280880311417

GALERIA DE FOTOS


O site da Prefeitura não utiliza cookies e tecnologias semelhantes.

Ver Termo