Prefeitura Municipal de Pium
conteúdo do menu

Prefeitura Municipal de Pium

conteúdo principal
conteúdo principal

Notícia

Governo de Pium – TO inicia projeto de inseminação para o aprimoramento do rebanho leiteiro 

 

Trajano Coelho Netto II – ASCOM

 

Os pequenos produtores rurais do município de Pium, serão alvo da mais recente iniciativa da Secretaria de Agricultura, em projeto idealizado pelo prefeito Dr. Valdemir de Oliveira Barros e coordenado pelo secretário Nivaldo Braga. Trata-se do aprimoramento do rebanho leiteiro de pequenas propriedades, através de inseminação artificial, com o objetivo de aumentar a produção e a qualidade do leite, agregando valor à atividade e em decorrência, aumentando a renda do pequeno produtor.

A inseminação artificial do rebanho leiteiro é uma técnica consagrada que está ao alcance do pequeno produtor. O projeto vai explicar através de palestras e assistência de profissionais, que é possível aprimorar a raça do gado leiteiro, adaptando-o às condições geográficas e climáticas de onde ele é criado.

O projeto também irá apresentar-se como uma alternativa para a época da entressafra, face as características da atividade.

Para montar a sua estrutura de inseminação artificial e promover melhorias  e adequações em sua propriedade, o pequeno produtor rural poderá contar, se necessário for, com linhas de crédito subsidiadas por bancos oficiais, principalmente o FNO do Banco da Amazônia, face a sua carência estendida e juros abaixo dos percentuais de mercado.

Ação conjunta entre produtores, também poderá viabilizar a aquisição de resfriadores, chegando até a montagem de uma indústria de derivados do leite, como já acontece em algumas regiões, configurando o regime cooperativo de produção.

O prefeito de Pium, Dr. Valdemir Oliveira Barros e o secretário da agricultura Nivaldo Braga, concordam que o município está apenas nos primeiros passos, mas acreditam que a realidade dos pequenos produtores poderá ser transformada com o projeto, assim como a economia de Pium, em franca expansão.

A Fazenda Duas Cabeceiras é a referência para os primeiros passos do projeto de Inseminação Artificial.

GALERIA DE FOTOS